FAJE quer serviços do SIAC no Luena

Angop
A criação do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) no Luena, visando acelerar a obtenção de documentos que muitos empreendedores precisam para constituir empresas, é uma necessidade urgente, defendeu hoje, terça-feira, o secretário provincial do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE), José Fernando.

O responsável manifestou tal posição à Angop após participar de uma palestra sobre educação financeira e programa de diversificação da economia, que está a ser ministrada pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) em parceria com a empresa The Brigde.

José Fernando entende que o Moxico tem jovens talentosos que querem apostar fortemente no empreendedorismo, para isso, pede que seja criado na província o SIAC para dar celeridade na organização de empresas.

Quanto à palestra, o secretário provincial FAJE considerou positiva a iniciativa desenvolvida pelo BDA por despertar aos empreendedores o uso racional do dinheiro.

Já a estudante Dulcemia Piedosa da 8ª classe, 13 anos de idade, disse sentir-se feliz por ter aprendido matérias sobre poupança e desenvolvimento e contou que para ter mais rendimento aposta em pequenos negócios, vendendo doces para os seus colegas.

Por sua vez, o estudante Joaquim Chalagomba, 16 anos de idade, aproveitou a matéria sobre educação financeira para reforçar o hábito que criou de poupar os quatro mil kwanzas que recebe de mesada dos pais para investir nas necessidades vindouras.

No final das actividades desenvolvidas na província, o representante do Banco de Desenvolvimento de Angola, Hélder Fernando, disse ter concretizado o objectivo e reiterou a necessidade se continuar com a sensibilização com o intuito de se ter empreendedores com consciência inovadora e espírito de poupança.

Na província do Moxico, o programa de sensibilização financeira denomina “Diversificar” teve duração de dois dias e visou sensibilizar estudantes, vendedores informais e empreendedores entre outros.


 Voltar