Guiché único registou mais de 16 mil empresas em 2017

Angop
Apesar da crise que ainda se vive no país, o Guiché Único recebe cerca de 50 pedidos para constituição de empresas diariamente, o que permitiu já a constituição de 2 mil empresas este ano

A crise tem sido aproveitada por muito empreendedores para inovar e criar novas empresas, facto que tem dinamizado ainda mais o trabalho dos técnicos do Guiché Único de Empresas. O director-geral do Guiché Único, Israel Namby, referiu que “por causa do ritmo de solicitações, só em 2017 foram criadas mais de 16 mil empresas de diversos sectores de actividades. O responsável avançou ainda que, só este ano, até Fevereiro, foram constituídas 2200 empresas. “Dados em nossa posse indicam que, apesar da crise, o Guiché Único mantém a demanda, uma vez que são constituídas 50 empresas por dia. Acrescentou que os jovens empreendedores procuram cada vez mais os serviços do Guiché Único, no sentido de agilizar o processo da criação das suas empresas e começar a actuar no mercado nacional de forma legal.

Mais de 19 mil empresas constituídas
Desde a sua criação, o processo de constituição de empresas está mais facilitado. Assim, foram inscritas um total de 19 789 empresas através do balcões do Guiché Único de Empresas. De forma descriminadas, o GUE criou 1796 empresas de comerciantes individuais, 1292 sociedade anónimas, e 16 701 sociedade por quota. O Guichê Único de Empresa é um serviço público cujo objectivo é facilitar o processo de constituição, alteração ou extinção de empresas e actos afins. O capital mínimo para a constituição de uma sociedade por Quotas de USD 1.000,00 USD ( ou o equivalente em kz) e duas pessoas no mínimo.

E para a constituição de uma sociedade anónima, o capital mínimo deve ser de USD 20.000,00 US, igualmente o equivalente em kz e 5 pessoas no mínimo. Entretanto, o Instituto Nacional de Estatística tem registadas, na sua base, mais de 152 mil empresas, de diversos ramos de actividade. Quanto se criam-se novas, a estatística diz que só em 2016 foram encerradas demasiadas empresas, em todo o país. O número de pessoas que foram para o desemprego decorrente desta situação ainda está por apurar.

 Voltar